Festival Coopaiba do Trabalhador volta a movimentar a economia de Piaçabuçu
Cultura, esporte e desenvolvimento para a população de Piaçabuçu. O Festival do Trabalhador promovido pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), movimentou a economia local com a retomada do evento, que deu uma pausa devido pandemia de covid-19. Realizado nos dias 29 e 30 de abril, o evento comemorou o Dia do Trabalhador com evento multicultural, atraindo turistas e movimentou a economia do município, não apenas com os setores envolvendo diretamente mas beneficiando toda uma cadeia como hotéis, comércio , restaurantes e transportes.
O evento, que está em sua quinta edição, colocou em vitrine a produção da agricultura familiar com a Quitanda Coop em conjunto com a ação de vendas da marca Tia Ita Alimentos. O espaço concentrou grupos de mulheres e cooperativas vindas de 20 cooperativas. A população de Piaçabuçu compareceu e aprovou a feira.
Já na parte esportiva, o Festival Coopaiba do Trabalhador contribuiu para a promoção ao esporte, com torneio de futebol Society , 38 equipes, sendo 4 femininas. O evento também promoveu a primeira Corrida do Trabalhador, que contou com 7 quilômetros de prova, recebendo atletas locais e de Sergipe. A tradicial corrida de barco à vela contou com 50 participantes, subdividos em 10 equipes competidoras. No geral, o evento distribuiu a premiação R$8.000,00.
A movimentação na cidade de Piaçabuçu nesta edição de retomada do Festival Coopaiba do Trabalhador cresceu também na procura pelos shows no segundo dia de evento no domingo(3) com o Manhã de Sol e Noite de Show. O público lotou o Calçadão da cidade para escutar bandas da terra,com destaque para Forró das Antigas.
Para o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, a promoção da festa impacta na valorização do trabalhador, agricultor e produtor que se dedica com esforço para gerar riquezas e desenvolvimento para o município. “Essa foi a maior e melhor edição do evento, cumprindo o propósito de celebrar nossas conquistas e demarcar novos voos. Sabemos que o trabalho edifica e constrói novos horizontes para o nosso povo, e saber que a Coopaiba virou parte essencial desse processo é gratificante”, destacou Antonino Cardozo, presidente da Coopaiba e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL).
É da Gente
O Banco Comunitário É da Gente (EDG), uma inovação trazida pela Associação de Juventude da Coopaiba, inaugurou sua primeira agência de atendimento com solenidade realizada dentro da programação do Festival. O evento foi marcado pela realização das entregas de cartões às 800 correntistas, além da entrega do primeiro carro financiado pela nova instituição financeira.
Pedro Vinicius, presidente do EDG, afirmou que o banco vai cumprir a sua missão em fomentar a economia solidária e os empreendimentos de Piaçabuçu. “Sem dúvida, essa é uma conquista coletiva para a população de Piaçabuçu, que vai poder contar com uma agência focada nas necessidades locais, e com taxas condizentes à realidade local. Um feito somente possível através da parceria com a Coopaiba”, explicou.
Uma palestra sobre o “Diferencial de bancos comunitários” foi proferida à população pelo prefeito da cidade de Indiaroba, em Sergipe, Adaildo Nascimento, que também foi responsável pela implantação do Banco Social Aratu. “Hoje o nosso banco é responsável pelo pagamento da folha salarial e conta com soluções financeiras e assistenciais específicas para a nossa gente.Esse é o grande diferencial de um banco desse tipo”, enfatizou o prefeito de Indiaroba.